quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sobre ser professor

"Não tinha planejado ser professor, mas depois de me tornar um, descobri um respeito e uma afeição pela profissão mais profundos do que jamais imaginaria vir a sentir. Mais exatamente, na verdade, devo dizer que acabei descobrindo a mim mesmo. Em pé, na frente da sala de aula, ensinando aos meus alunos da escola fundamental os fatos básicos da língua, vida, do mundo, descobri que, ao mesmo tempo, ensinava a mim mesmo tudo de novo - filtrado através dos olhos e mentes dessas crianças. Realizada da maneira certa, era uma experiência restauradora. Até mesmo, profunda."

Haruki Murakami. Minha querida Sputnik. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. Pág. 67

Um comentário:

Karla disse...

Ensinar e aprender caminham juntos.
Ser educador-prefessor é lindo. Ainda me culpo por ter desistido... Por um tempo, quem sabe... Sinto falta do aprender-ensinando-mediando e dos olhinos de quem descobre num estalo o caminho e vai sozinho repetindo o que se aprendeu... Bjs