terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

One art

Como hoje se comemora o centenário de nascimento da poeta americana Elizabeth Bishop, decidi compartilhar aqui um poema dela que eu sempre gostei e que é um dos mais famosos de Bishop, creio eu. Porque eu acho que faz bem ler poesia (deveríamos ler mais), porque poesia me anima quando os dias trazem uma pequena nuvem cinza sobre mim. A tradução do poema, a seguir, é de Paulo Henriques Britto.


One Art

The art of losing isn't hard to master;
so many things seem filled with the intent
to be lost that their loss is no disaster.

Lose something every day. Accept the fluster
of lost door keys, the hour badly spent.
The art of losing isn't hard to master.

Then practice losing farther, losing faster:
places, and names, and where it was you meant
to travel. None of these will bring disaster.

I lost my mother's watch. And look! my last, or
next-to-last, of three loved houses went.
The art of losing isn't hard to master.

I lost two cities, lovely ones. And, vaster,
some realms I owned, two rivers, a continent.
I miss them, but it wasn't a disaster.

-Even losing you (the joking voice, a gesture
I love) I shan't have lied. It's evident
the art of losing's not too hard to master
though it may look like (Write it!) like disaster.




Tradução de Paulo Henriques Britto

“A arte de perder não é nenhum mistério;
Tantas coisas contêm em si o acidente
De perdê-las, que perder não é nada sério.
Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero,
A chave perdida, a hora gasta bestamente.
A arte de perder não é nenhum mistério.
Depois perca mais rápido, com mais critério:
Lugares, nomes, a escala subseqüente
Da viagem não feita. Nada disso é sério.
Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero
Lembrar a perda de três casas excelentes.
A arte de perder não é nenhum mistério.
Perdi duas cidades lindas. E um império
Que era meu, dois rios, e mais um continente.
Tenho saudade deles. Mas não é nada sério.
– Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo que eu amo) não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a ser mistério por muito que pareça (Escreve!) muito sério. “

2 comentários:

Lia disse...

adorei!
poema sem rodeio, direto e com palavras precisas e perfeitas prum dia de perdas, e alguns danos...
bjoca
*=

catiagp disse...

lindo...

fiquei mesmo contente de ver que voltaste em força ao blogue. fazias falta!

um beijo grande!

cátia