sábado, 12 de fevereiro de 2011

Morder-te o coração

Em um daqueles dias em que tudo que queremos é um livro que nos morda o coração, eis que me deparo com o pequeno livro de bordas cor de rosa (linda edição da editora Língua Geral, que tem publicado livros excelentes), da Patrícia Reis, que eu não conhecia. Mas com uma apresentação linda de Inês Pedrosa e José Eduardo Agualusa, não há o que temer. Arrisquei e não me arrependi. Melhor: me apaixonei.

Li de um fôlego só, feliz por ter encontrado uma escrita apaixonada, cheia de emoção, como eu gosto de ler. "Morder-te o coração" é uma história de amor, mas é sem dúvida fruto desse tempo em que vivemos. Tempo louco de encontros e desencontros, de solidões. Fiquei totalmente envolvida e emocionada com a história. Saí sublinhando várias partes que de fato morderam meu coração.

A forma de intercalar as vozes masculina e feminina no texto me lembrou muito o Fazes-me falta da Inês. Bom, e se me fez lembrar da Inês, já dá pra perceber o tanto que eu gostei do livro, né?

Recomendo muito, mas aviso: faz mesmo doer o coração.

Patrícia Reis. Morder-te o coração. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.


"Este romance é uma viagem alucinante pelos labirintos do desejo e da solidão, que nos arrasta para lá das convenções dos géneros e do sexo, conduzindo-nos ao conhecimento da vertigem. A escrita transparente e comunicante de Patrícia Reis ganha corpo e espessura nesta narrativa polifónica orquestrada pela obsessão do Grande Amor - aquele cuja luz infinita que simultaneamente cega e acende a verdade íntima de cada um de nós. Este livro morde-nos, de facto, o coração - e é para isso que servem os bons livros". [Inês Pedrosa]

"Este (pequeno) livro é precioso (e raro) e deve ser manuseado com cuidado: contém emoções". [José Eduardo Agualusa]

Nenhum comentário: