quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A vida privada das árvores



A vida privada das árvores é um romance breve e intenso que se desenvolve a partir de uma espera. Julián, um professor de literatura e aspirante a escritor, está esperando a sua esposa, Verônica, voltar de uma aula de desenho. Enquanto espera ao lado de sua enteada, Daniela, que já é para ele como uma filha, ele conta histórias para fazê-la dormir, e é daí que vem o título do romance, das histórias em que árvores são personagens que ele conta para Daniela.

Em uma narrativa breve, porém envolvente, Julián transforma essa espera em diferentes histórias: as que ele conta para Daniela e as que ele começa a desenvolver enquanto Verônica não chega. São várias histórias possíveis, como um acidente, uma traição, e também as histórias que ele viveu no passado, contando como foi que ele e Verônica se conheceram, como era sua vida antes dela chegar e, por fim, imaginando um futuro sem ela, onde ele passa a ser o responsável por Daniela.

É bem interessante a forma como o autor escreve, pois parece que o leitor é convidado a observar como é o seu fazer literário, como surgem aquelas narrativas, tão simples, tão breves  e cotidianas, mas dotadas de muita paixão.

A mesma impressão que tive ao ler Bonsai, primeiro romance desse escritor chileno, ressurgiu ao ler seu segundo romance: fiquei com a impressão de que o mais importante aqui não é o enredo em si, mas a construção dessa narrativa, que também faz parte dessa história. E acho que é esse o ponto interessante do texto, todo o tempo em que acompanhamos o autor por essas diferentes possibilidades do texto literário.


ZAMBRA, Alejandro. A vida privada das árvores. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

5 comentários:

Michelle disse...

"Bonsai" está morando há um tempão aqui na estante, coitado. Vou ver se leio os três livrinhos do autor este ano. Parece que vou gostar do estilo :)

Wendel Valadares disse...

Eu adorei esse livro. Primeiro li Formas de voltar pra casa e em seguida li esse e depois o Bonsai, assim um atrás do outros. Quase uma overdose de Zambra, hahaha.

Uma escrita deliciosa, muito bem condensada nessas poucas páginas. Mas que podia ser maior só pra demorar mais a terminar, isso podia.

Beijos.

Mel Panteliou disse...

Oi Pipa!
Adoro a escrita do Zambra, Bonsai e Vida privada das árvores foram leituras ótimas para mim.
Pena que não gostei tanto do Formas de voltar para casa :/
Mas adoro o estilo dele, que tem um ar de doçura com melancolia que não sei explicar... E concordo com você, parece que ele nos convida a pensar na construção da narrativa, o que funciona muito bem nesses casos.

Beijos

Alexandre Melo disse...

Eu adorei A Vida Privada das Árvores. Zambra é de uma narrativa fantástica, envolvente quase uma prosa com os personagens. Mergulhamos mesmo na história. Bela resenha.
Alexandre do blog Do Que Eu Leio
@doqueeuleio

Pipa disse...

Michelle, eu gostei de Bonsai também. :)

Wendel,
Estou lendo na ordem de publicação, o próximo é o formas de voltar para casa:)

Mel,
Que pena que você não gostou do último livro dele :( ainda não li, é um dos próximos! beijo!

Obrigada, Alexandre! um abraço! :)