terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Casa das Estrelas



Todo mundo que já teve a oportunidade de ensinar crianças sabe o quanto especial é o universo que elas habitam. É necessário ter uma sensibilidade grande para respeitar e também aprender muito com o que esses pequenos dizem e pensam. Nos tempos de hoje, em que cada dia mais nos afastamos da criança que fomos um dia, revisitar esse universo sempre que possível é um presente e algo que deveríamos fazer sempre. Em Casa das Estrelas, o professor colombiano Javier Naranjo registrou, durante vários anos, definições poéticas e muito especiais que as crianças diziam e escreviam durante suas aulas. Pode parecer algo bobo, mas é impressionante o quanto uma frase tão simples na linguagem contém uma visão de mundo tão peculiar e tão honesta que nos sacode, e nos tira de nossa zona de conforto e questiona um pouco nossas certezas. Algumas delas nos emocionam pela delicadeza, outras em poucas palavras conseguem nos atingir mais do que gostaríamos, porque não é fácil perceber em uma frase pequenina o sofrimento grande pelo qual uma criança passou, ou um sonho que já foi destruído pelas coisas dos homens.

 Fiquei encantada com o livro, que pode ser lido bem rapidinho, mas que é um livro que se deve ter ali, sempre ao alcance das mãos, para de vez em quando podermos respirar novamente esse universo tão cheio de estrelas que normalmente deixamos de vivenciar por conta das nossas rotinas. O livro conta com ilustrações lindas de Lara Sabatier que dão cor às definições sugeridas pelas crianças. Recomendo para todos os adultos que andam precisando de um pouquinho de esperança e doçura no coração. Acho que o mundo precisa ouvir mais as crianças em sua sabedoria simples e cheia de poesia.

Javier Naranjo é escritor e professor. Nascido em 1956, na Colômbia, se destacou como pesquisador da linguagem infantil. Autor de seis livros, reuniu as definições de "Casa das Estrelas", o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá em 2013.

Javier Naranjo. Casa das Estrelas: o universo contado pelas crianças. Rio de Janeiro: Foz, 2013. Tradução: Carla Branco.



Nenhum comentário: