sábado, 16 de novembro de 2013

Fliporto


Desde que cheguei aqui que fico pensando no que vou escrever para contar para vocês como está sendo minha primeira vez em uma feira literária. Mas tem sido uma mistura de encantamento e emoção que as palavras faltam. E quem está acompanhando as fotos no meu Instagram pessoal vai entender que uma imagem às vezes fala bem mais que mil palavras. E que olhos brilhando dizem mais ainda. 

Descobri que não é tão ruim quanto se pensa viajar só. Porque quando estamos sozinhos ficamos de coração mais aberto para conversar com quem encontramos, para fazer novos amigos, para querer fazer coisas novas que talvez, se estivéssemos acompanhados não faríamos. Tem sido divertido. E quando me perguntam se eu estou só a primeira coisa que escuto é: como você é corajosa! E inevitavelmente lembro da epígrafe do novo livro de Valter Hugo Mãe: "um homem não é independente a menos que tenha a coragem de estar sozinho". Talvez isso seja um começo pra mim.

O primeiro dia na Fliporto foi emocionante. Valter Hugo Mãe e Andrea del Fuego leram juntos a autobiografia de José Saramago. Os dois vencedores do Prêmio José Saramago, que ajuda a reconhecer os novos talentos da literatura em língua portuguesa. Depois, ouvir a Pilar Del Rio. E se emocionar, porque quando ela terminou de falar eu estava mesmo com os olhos marejados. Arrepiada. Porque ela disse tudo desse amor que sentimos pelos escritores e que quem não ama literatura nunca vai compreender. Emocionante lembrar de Saramago, na véspera do seu aniversário. Saber do dia do desassossego.

Estar cercada de literatura. De gente que gosta de ler, dos escritores e tradutores que você já leu e gosta, ter a chance de dar um abraço no seu escritor preferido, tem sido uma grande emoção. Hoje e amanhã teremos ainda muita coisa boa no congresso literário. Hoje verei o escritor Francisco Azevedo, autor de O Arroz de Palma. Amanhã tem Andrea del Fuego e Valter Hugo Mãe, o mais esperado. O final de semana vai ser lindo. Como o dia lindo de sol que está fazendo aqui em Olinda. Só não está perfeito porque eu ainda não consegui comer o bolo de rolo pernambucano que eu adoro. Mas até terça isso precisa mudar. :)

5 comentários:

Inês disse...

Que lindo post, Paula!
Desde que comecei a ver as tuas fotos no Instagram comecei a ficar com vontade de estar aí para o ano. E eu que nunca fui ao Brasil... Quem sabe não passo aí as minhas próximas férias grandes :)

Pipa disse...

Venha sim, Inês! Vai ser ótimo ter você aqui! Espero poder ir novamente ano que vem, quem sabe não combinamos de ir juntas?

beijos!
Pipa

Inês disse...

Seria ótimo!
Depois de ver os teus relatos e fotografias levei muito a sério a hipótese de ir ao Brasil para o ano. Já comecei a tratar de algumas coisas. Mas, pensei melhor, e para já vou apontar para a FLIP, quero muito conhecer o Rio de Janeiro e aproveitava as duas coisas :)
Espero que dê certo! Se der, talvez no ano seguinte vá à Fliporto :D

Pipa disse...

Oba! Estou pensando em ir para a Flip também, vai ser ótimo te encontrar, Inês! Tenho que começar a ver hospedagem e passagem logo.
Que legal! :) Fiquei contente! :)

beijo!

Inês disse...

Espero que corra tudo bem, estou super empolgada!! :D E, claro, que nos veremos :)