terça-feira, 29 de outubro de 2019

O peso do pássaro morto



Romance de estreia da escritora paulista Aline Bei, O peso do pássaro morto (2017) foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante com menos de quarenta anos. O romance - assim classificado pela autora -  é um poema narrativo que apresenta uma forma fragmentada, por vezes usando os recursos da poesia, como as rimas, a sonoridade das palavras e a construção de imagens poética, narra a vida de uma menina, uma protagonista cujo nome não sabemos, da infância à idade adulta, constituindo-se portanto em uma narrativa de formação.

Cada capítulo é nomeado de acordo com a idade da personagem e cada idade é marcada por uma perda que transforma a personagem pela violência com que acontecem. Segundo explicado pela autora em uma entrevista, a ideia do livro surge a partir de uma cena que acontece ainda na infância da personagem, quando ela segura um pássaro e este morre em suas mãos. Assim, este é um romance sobre perdas e a sensação de desamparo que elas acarretam na vida de qualquer um de nós. É um romance narrado pela perspectiva social feminina, registrando também as diversas violências que uma mulher sofre ao longo da vida, problematizando o impacto que o silêncio sobre a violência vivida tem na vida das sobreviventes. É também um romance que nos faz pensar sobre a maternidade, e os mitos que a cercam, levando muitas vezes as mães ao sofrimento psíquico.

O peso do pássaro morto é um belíssimo romance de estreia, e que consegue falar de temas muito importantes com grande leveza.

BEI, Aline. O peso do pássaro morto. São Paulo: Editora Nós, 2017.

Nenhum comentário: