sábado, 22 de agosto de 2015

Lendo a ditadura



Convidei alguns amigos que, assim como eu, ficaram incomodados com alguns pedidos absurdos de intervenção militar e retorno da ditadura em manifestações públicas recentes. Manifestações que só aconteceram porque vivemos em uma democracia (é sempre bom lembrar que manifestações políticas não são permitidas na ditadura, período marcado por prisões sem julgamento, torturas, assassinatos, desaparecimento de pessoas, silenciamento, censura...). 

O projeto Lendo a Ditadura tem por objetivo ler e comentar obras literárias e filmes brasileiros que abordem o período da ditadura militar no Brasil, pois acreditamos que conhecer a nossa história é um passo importante para não repetirmos erros do passado. Todos estão convidados a nos acompanhar nessas leituras. As publicações dos vários blogs e canais que estão participando do projeto, a quem agradeço pelo entusiasmo com que abraçaram a ideia, serão reunidas no blog Lendo a Ditadura. Esperamos que as leituras e as discussões sobre esses livros e filmes sejam proveitosos e que ajudem a relembrar um período de nossa história que não deve ser esquecido e que ainda precisa ser discutido. Boas leituras!



2 comentários:

Natália Calzado disse...

Eu adorei a ideia desse projeto. por coincidência eu tinha separado algumas coisas com esse tema na semana passada.
É fundamental falar sobre esse assunto pra não deixar todo esse horror cair no esquecimento.
Já estou acompanhando e to adorando as postagens!

Maira disse...

Paula, parabéns pelo projeto! Ouvindo esses comentários sobre a intervenção militar, fico me perguntando o que os jovens que viveram na ditadura diram a esses que pedem essa intervenção? Quero crer que nossa democracia seja suficientemente forte para que não corramos esse risco.
Um beijo enorme!