sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dentro de ti ver o mar




Entrar em ti e dentro de ti ver o mar...

Os livros da Inês Pedrosa são sempre muito intensos. Este não é diferente. O amor, a paixão, a solidão navegam pela escrita de Inês como nos versos de um fado. As personagens femininas se sobressaem, mostrando-nos uma força que nem elas sabem que possuem.

Em Dentro de ti ver o mar, título lindíssimo por sinal, conhecemos três mulheres distintas que estão tentando encontrar sua identidade. Rosa, uma cantora de fado que, depois de perder quem considerara ser sua mãe por toda a vida, decide sair em busca de seu pai e de sua verdadeira história. Vivendo um amor intenso e arrebatador por Gabriel, um homem casado, que mantêm um casamento de aparências por conta dos filhos e uma relação de abuso emocional com a esposa, e que tem medo de viver plenamente seu verdadeiro amor por Rosa.

Luísa, uma mulher que não teve uma mãe na infância e que, quando engravida de um homem pobre na juventude, decide dar a criança para uma amiga, por que também não quer ser mãe, nem perder a chance de encontrar um marido melhor, que pudesse lhe oferecer uma vida melhor.
Escolhas que causarão grande sofrimento e solidão, mostrando que deixar de ser feliz agora pode ser um grande erro, pois pode não haver oportunidade melhor no futuro.

Farimah, uma jovem que busca sua própria identidade longe das amarras de sua cultura e da opressão que as mulheres sofrem em seu país, fica um pouco perdida quando de repente encontra diante de si a liberdade que nunca teve. É encontrando um grande amor que ela aprende que a liberdade com a qual tanto sonhou só vale se for mesmo conquistada.

É em torno dessas três mulheres que a história se desenvolve, abordando temas importantes como o abuso emocional a que algumas mulheres se submetem nos seus relacionamentos, mas também mostrando que são mulheres fortes e capazes de ter uma segunda chance.

Gostei do livro, principalmente porque nele a Inês volta a abordar um tema que desenvolve muito bem, que é o universo feminino. O texto continua tão poético e apaixonado como no Fazes-me falta.

O livro será lançado no Brasil pela Editora Alfaguara em São Paulo no dia 22 de setembro de 2013, mas o ebook já está disponível para compra.


Para ver o vídeo da Inês Pedrosa falando sobre o livro, clique aqui.

Nenhum comentário: