segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pequenos milagres

"A minha imaginação é tão fértil e veloz como a de um adolescente. As pessoas começam a definhar pela imaginação. Algumas já nascem quase mortas, ou mortas de todo, mas a tal ponto carecem de imaginação que nem dão por isso e insistem em respirar como se estivessem vivas. A mim, pelo contrário, possui-me, sem jamais esmorecer, uma imaginação furiosa. Desperta-me o coração e arrebata-o. Acende-me e alteia-me a carne murcha. Não me deixa morrer".

José Eduardo Agualusa. Milagrário Pessoal. Rio de Janeiro: Língua geral, 2010. pág 80

"A saudade mais sofrida é a que não se pode partilhar na nossa língua". (pág.61)

Porque eu gosto de histórias de amor. Porque declarações de amor às palavras me encantam. O diário de prodígios de Agualusa merece ser lido, pois, como ele mesmo diz "os mialgres acontecem a cada segundo. Os melhores costumam ser discretos. Os grandes são secretos".

Nenhum comentário: