quinta-feira, 10 de julho de 2008

Fazer pão





Então que eu tenho um pé na cozinha, ou melhor, um coração inteiro. Adoro fazer coisinhas gostosas para agradar as pessoas queridas. Sempre faço as vontades, acho que isso é de minha natureza, gosto de mimar quem eu amo. E cozinhar tem tanto charme quanto escrever. Quem não gosta do filme "Como água para chocolate", ou o próprio "Chocolate" mesmo por exemplo, melhor ir ler outro blog! :) . Eu vejo poesia nessa história de cozinhar e misturar ingredientes, encantar pessoas. E como ando em busca de poesia, resolvi revisitar um livrinho muito gostoso que eu adoro. E que ensina a fazer pão:

"Aprendi diversos tipos e uma só regra: fazer pão é como se apaixonar. É preciso sentir os ingredientes. A cócega que a farinha provoca na palma da mão, o deslizar da manteiga, o fermento que é fino mas pesa um pouco e gruda nas linhas das mãos. Depois, dedicar atenção à sova, ao amassar vigoroso. O repouso da massa aproxima os cozinheiros dos escritores. Assim como um texto precisa descansar as palavras por um tempo antes de ser apreciado por olhos alheios, a massa pálida do pão precisa ficar só para se fazer magia. Estufada, com o dobro do tamanho e uma textura areada está quase pronta. Dependendo do forno, dá para fazer até dois tipos de milagre ao mesmo tempo."


Cristiane Lisbôa. In: Papel manteiga para guardar segredos: cartas culinárias. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2006. p.33

E eu estou procurando os dois outros livros da Cristiane Lisbôa, se alguém souber onde eu posso encontrar para comprar, me avisa!

6 comentários:

Lidiane disse...

Pipa, eu adoro cozinhar, mas infelizemente, minha casa anda cheia e sem lugar pra mim na cozinha, além disso, acabou-se o tempo.
:(

Beijocas.

P.S. A Allende tem um livro maravilhoso sobre culinária.
Receitas afrodisíacas.
Um luxo.

Beijos.

Cecília Braga disse...

Minha Flor,
Tá coisa linda isso aqui!
E a Cristiane maravilhosa, adoro.
=********

Anônimo disse...

bolodemilhobombando.com.br!
muito bom, muito bom... :)
bjks.

Anônimo disse...

mommys disse que quer a receita!
bjks,
MM.:)

Anônimo disse...

Pipa,
Chocolate e Como água para chocolate são algumas de minhas histórias preferidas. Eu também adoro cozinhar para pessoas queridas. Mas só besteirinhas, sabe? Doces e pães. Adoro! :)
Bjos!
Catarina
http://odiariodecatarina.wordpress.com

lualimaverde disse...

Temos essa mesma paixão pela cozinha (além da Literatura), Pipa! Sem dúvida, quando quero demonstrar meu amor cozinhar é um dos primeiros caminhos que escolho. Beijos!!!