Então que eu tenho um pé na cozinha, ou melhor, um coração inteiro. Adoro fazer coisinhas gostosas para agradar as pessoas queridas. Sempre faço as vontades, acho que isso é de minha natureza, gosto de mimar quem eu amo. E cozinhar tem tanto charme quanto escrever. Quem não gosta do filme "Como água para chocolate", ou o próprio "Chocolate" mesmo por exemplo, melhor ir ler outro blog! :) . Eu vejo poesia nessa história de cozinhar e misturar ingredientes, encantar pessoas. E como ando em busca de poesia, resolvi revisitar um livrinho muito gostoso que eu adoro. E que ensina a fazer pão:
"Aprendi diversos tipos e uma só regra: fazer pão é como se apaixonar. É preciso sentir os ingredientes. A cócega que a farinha provoca na palma da mão, o deslizar da manteiga, o fermento que é fino mas pesa um pouco e gruda nas linhas das mãos. Depois, dedicar atenção à sova, ao amassar vigoroso. O repouso da massa aproxima os cozinheiros dos escritores. Assim como um texto precisa descansar as palavras por um tempo antes de ser apreciado por olhos alheios, a massa pálida do pão precisa ficar só para se fazer magia. Estufada, com o dobro do tamanho e uma textura areada está quase pronta. Dependendo do forno, dá para fazer até dois tipos de milagre ao mesmo tempo."
Cristiane Lisbôa. In: Papel manteiga para guardar segredos: cartas culinárias. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2006. p.33
E eu estou procurando os dois outros livros da Cristiane Lisbôa, se alguém souber onde eu posso encontrar para comprar, me avisa!
6 comentários:
Pipa, eu adoro cozinhar, mas infelizemente, minha casa anda cheia e sem lugar pra mim na cozinha, além disso, acabou-se o tempo.
:(
Beijocas.
P.S. A Allende tem um livro maravilhoso sobre culinária.
Receitas afrodisíacas.
Um luxo.
Beijos.
Minha Flor,
Tá coisa linda isso aqui!
E a Cristiane maravilhosa, adoro.
=********
bolodemilhobombando.com.br!
muito bom, muito bom... :)
bjks.
mommys disse que quer a receita!
bjks,
MM.:)
Pipa,
Chocolate e Como água para chocolate são algumas de minhas histórias preferidas. Eu também adoro cozinhar para pessoas queridas. Mas só besteirinhas, sabe? Doces e pães. Adoro! :)
Bjos!
Catarina
http://odiariodecatarina.wordpress.com
Temos essa mesma paixão pela cozinha (além da Literatura), Pipa! Sem dúvida, quando quero demonstrar meu amor cozinhar é um dos primeiros caminhos que escolho. Beijos!!!
Postar um comentário